Contato

X

Rua Santa Cecília 1673 conj. 302
Bairro Santana | Porto Alegre | RS
CEP 90420-041 | Fone (51) 84736797
Email: ibps@ibpsonline.com.br

Para visitas, agende seu horário conosco.
Veja a localização no mapa

Cadastre-se

X

Receba os informativos do IBPS em seu email:
Nome:
E-mail:
Enviar

Breve Histórico

A história do Instituto Brasileiro de Psicologia da Saúde começou quando a doutora Marisa Müller iniciou as atividades de Psicologia Clínica no Ambulatório de Dermatologia Sanitária de Porto Alegre. A então coleta de dados para pesquisa de doutorado possibilitou a abertura da primeira residência em Psicologia em Saúde Coletiva do Brasil. Iniciava-se ali, também, um trabalho pioneiro a nível nacional de uma psicoterapia breve voltada a pacientes dermatológicos: a Psicodermatologia.

Este trabalho teve sua continuidade junto ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS, no qual iniciou-se a produção científica em grande escala, incluindo o lançamento do livro “Psicossomática: uma visão simbólica do vitiligo”. Consolidava-se o primeiro Grupo de Pesquisa em Psicologia da Saúde do sul do Brasil.

Foi neste período que a Psicodermatologia e a Psicologia da Saúde passou a ter um maior espaço e reconhecimento da comunidade científica. Paralelamente, evidenciavam-se os benefícios aos pacientes e também comprovava-se a eficácia das técnicas utilizadas por este grupo de psicólogos: relaxamento, visualização e a visão da doença como um símbolo, em trabalho paralelo ao tratamento médico.

Em 2008, este grupo de profissionais que vinha desenvolvendo suas atividades clínicas e acadêmicas dentro da Psicologia da Saúde, reuniu-se para fundar o IBPS.

Sendo assim, através do Instituto, busca-se uma aproximação dos aspectos subjetivos da pessoa que adoece com seu sintoma físico.